-
Arquitetos: Rui Vieira Oliveira, Vasco Manuel Fernandes; Rui Vieira Oliveira, Vasco Manuel Fernandes
- Área: 200 m²
- Ano: 2014
-
Fabricantes: W2007
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Taíde é a recuperação e ampliação de uma casa antiga, com características da arquitetura popular, situada numa pequena aldeia, com o mesmo nome, no norte de Portugal.
O cliente demonstrara vontade de se fazer algo simples, algo “fácil” de se utilizar. A ideia de uma casa simples em que por exemplo fosse “possível ocultar a cozinha ocupando o mínimo de espaço”. O discurso era simples e curto mas ao mesmo tempo interessante… tudo isto teria que acontecer…
A proposta deveria dialogar com a envolvente de uma forma amigável e ainda que se assumisse algo de novo, a ideia não era a de romper definitivamente com o passado… Sentíamos que se podia criar algo dinamizador sem ferir a envolvente.
A partir deste momento a procura por estímulos é inevitável. Olhando em volta, para um terreno às vezes acentuado, percebe-se que a envolvente funciona como um anfiteatro em que o olhar das pessoas vizinhas que habitam as casas de forma singular e de telhado inclinado é muito próximo. Ali as ruas são estreitas, os quintais são quase públicos e tudo se ouve. A escala da casa era uma preocupação.
Nos primeiros esquiços o telhado surge e assume-se como elemento estruturador de todo o desenho. Permitia organizar e gerar espaços dinâmicos num interior simples de planta quadrada, mas permitia também fazer o zonamento no exterior, gerando zonas protegidas para o lazer e contemplação e outras zonas de trabalho.É possível viver este elemento pelo exterior e senti-lo no interior e ao mesmo tempo participar da paisagem…
As paredes e a escada de granito que envolve o antigo lagar, no rés-do-chão, são aproveitados e servem de base para toda a proposta. Tudo o resto se assume como novo e este volume branco que se coloca sobe as paredes velhas de granito ganha vida e desenha-se quase a si próprio de forma autônoma… ou porque procura alguma privacidade, ou porque pretende cumprir os afastamentos legais.
A casa organiza-se em dois pisos, o piso térreo contempla a área social , com cozinha, casa de banho de serviço, escritório e uma sala de estar com pé direito duplo que alberga a escada que dá acesso ao piso superior com dois quartos.
O sistema adotado para a estrutura é o vulgar pilar-viga e para conseguir uma boa performance térmica revestiu-se o telhado com lajetas de cor branca e nas paredes exteriores recorreu-se ao sistema de isolamento térmico pelo exterior E.T.I.C.S.